terça-feira, 10 de abril de 2012

Dói


Deu no Globo de hoje: Eduardo Paes, prefeito do Rio, numa inauguração ao lado de um vereador irmão de miliciano. Na Zona Oeste, esse curral de votos que, para a classe média carioca, não faz parte da cidade. Na mesma hora lembrei do relato do fotógrafo do jornal O Dia torturado por milicianos. Reli. Chorei de novo. E me deu um asco gigante ao ver a autoridade maior da "Cidade Olímpica", por tabela, sendo conivente com o crime em nome de suas ambições políticas.




O deputado (e pré-candidato a prefeito do Rio) Marcelo Freixo, comandou a CPI das Milícias, que só saiu após a tortura aos jornalistas vir a público. Ele é o único político brasileiro a condenar publicamente a atuação dos milicianos. Muitos ocupantes de cargos públicos estão eleitos graças aos votos de comunidades sob o jugo dos paramilitares.

Leia o relato do fotógrafo Nilton Claudino. Depois continue a ler este artigo.

E aí? Dá pra encarar novamente Eduardo Paes? Ou Sergio Cabral, que também ganhou (e manteve) apoio de milicianos?

Isso deixa de ser uma questão política para ser uma questão de direitos humanos. É como se, em meio à Comissão da Verdade que promete apurar as barbáries da ditadura, a tortura e o terror estejam ganhando o jogo por outra via. E pior, pela via democrática.

Quem me acompanha sabe o quão crítico sou à gestão de Sergio Cabral e Eduardo Paes no Rio de Janeiro. Mas de todos os motivos, acho que a insistência em querer o apoio de milicianos após tudo o que já é conhecido, só escancara o caráter e o coração verdadeiros desse tipo de políticos.

Políticos que estão governando o estado e a cidade do Rio de Janeiro. E sendo coniventes com as milícias e suas atrocidades.

E me desculpe, não quero parecer dramático, mas quem vota em gente assim também é conivente como eles. Porque seu voto premia essa atitude com um mandato.

Cate no Google o que houve com os jornalistas do Dia, além do relato à revista Piauí. Cate quem são os políticos milicianos. Cate as imagens e vídeos que mostram as autoridades do executivo estadual e municipal inaugurando coisas ao lado deles "pela população". Ao lado e de mãos dadas, cientes de tudo o que fazem fora da lei.

Cinismo torturador e assassino é demais pra mim.

Nenhum comentário: