quinta-feira, 20 de março de 2003

A GUERRA É SHOW!!!

Na sociedade do espetáculo em que vivemos, seremos maridos de Ana Paula Padrão durante um tempinho... Mas não se animem, rapazes! Ela estará ao nosso lado na hora de dormir só pra nos servir Bushada de Bode Expiatório, irá a todo momento nos dizer quando, onde e quantas bombas atingiram o Iraque, e só irá sumir de nossa frente se for pra mostrar imagens ao vivo de Bagdá. Nem dança do ventre vai ter, pra nos alegrar homenageando o mais novo World Trade Center.

Vasco e Fluminense decidindo a final? A toda hora o locutor nos lembra que, a qualquer momento, quando menos esperarmos, num susto ou num gritinho de "Surpresa!", mais notícias sobre a iminente guerra no Iraque. Iminente, eminente, Eminem, eminência parda e minoria belicista defecando na maioria pacifista. O Alto Comando com o olho grande besuntado de petróleo, e que opções para nosso entretenimento? Futebol, Ana Maria Braga, guerra, João Kleber... É só trocar de canal e... escolher?. Na CNN, a cara-de-pau oficializada e justificada (ô Max Lucado...); nas demais, um repeteco de macaquinhos de imitação com a cara da Padrão (menos mal). Ela anuncia, interrompendo os 5 minutos finais da eletrizante final carioca: "O Iraque PODE ESTAR sendo bombardeado nesse momento". Pode estar? E isso lá é notícia? É, pode ser.

A mídia é a grande personagem dessa e das demais guerras que virão. O instrumento preferido para lavagem cerebral sutil, jogando todo pensamento alternativo na vala dos anti-patrióticos, utópicos, sonhadores, malucos etc e tal. Ah, pra que cocaína, maconha, crack e tudo o mais? Eu tô dopadão pela TV, pela desinformação, pela única versão de uma guerra de um homem burro pra cacete mas que usa a pouca inteligência que lhe resta pra manipular o necessário, ou seja, aqueles que traduzem à sociedade o que com ela acontece: os intermediários, a inter-mídia, e o povo americano achando que o Ungido é do Texas, assim como nossa versão tupiniquim... deixa pra lá.

Agora a gente marca o cinema pra depois do Big Brother Bagdá: todos os dias, na sua telinha, quer vc queira ou não.

Nenhum comentário: