sábado, 26 de outubro de 2002

E o debate, o que acharam? Como aqui eh o Lessog, lah vai minha opiniao. Acho que esse formato jah eh melhor do que o de antes, pelo simples fato de ser diferente. Aqueles pulpitos em que vc via um candidato por vez eram formais a beça, e sempre com pouca dinamica. Gostei de observar as reaçoes dos candidatos enquanto o adversario respondia (Woody Allen fez isso: um personagem falava e a camera dava um close no outro que dividia a cena, ouvindo). Eh uma experiencia visual diferente, ao menos na politica.

Se aquelas pessoas da plateia eram mesmo indecisas, nao sei. Por mais naturais que possam parecer, a TV eh show business e eu sempre fico peh atras quando mostram algo que dizem nao ser encenado. De qualquer forma, as perguntas pareciam naturais, e eh melhor que soh o Bonner monologando - alias, o melhor moderador de debates. Soh ele sabe dar as "broncas educadas" quando o candidato estoura o tempo e continua falando (o que eh maçante). Alem de ter a liberdade de repetir a pergunta quando o candidato nao respondeu.

A grande sacada eh que vivemos numa sociedade que cultiva o espetaculo. E por mais que o marketing seja perfeito, em algum momento a autenticidade vai ser testada. E acho que esse tipo de debate colabora para o teste.

Nenhum comentário: