terça-feira, 29 de outubro de 2002

HOJE ESTE BLOG ESTAH TRISTE.

Ao chegar do trabalho, recebo a noticia que meu avo Lessa faleceu, rendido a um cancer que começou na prostata faz tempo.

Nao tive o contato que gostaria de ter tido com ele. Conheci-o melhor nos ultimos anos de vida, mas nao na intensidade que gostaria.

A pessoa idosa com quem eu mais me identificava, devido ao temperamento parecido e por ter a feh crista que o guiou em seu longo ministerio pastoral.

Na ultima vez que o visitei, ele estava bem atingido pelo cancer, numa condiçao em que eh inevitavel o seguinte pensamento: pra que continuar, se tiver que ser assim?

Senti que ele precisava descansar. Senti que ele queria descansar, ainda mais cercado pela briguenta familia da qual ele tanto destoava, e que nos manteve longe um do outro, contra nossa vontade.

O impacto de sua morte em mim foi menor do que eu esperava. Conversei com amigos nessa noite como teria conversado em qualquer outro dia. Percebi entao que meu avo se foi quando jah nao estava mais em condiçoes de levar uma vida normal. Preso a uma cama e dependente de tudo e todos, avesso ao que foi em toda a sua vida. Assim o vi pela ultima vez.

Neste dia chorei, e agora vejo que foi um choro de luto, antecipado. Inocente choro, que nao sabia ser essa a sua essencia.

O enterro de meu avo serah um detalhe. Ele morreu quando seus ideais, sua vontade propria, seu amor acima das brigas jah nao podiam ser exercidos do jeito que ele gostava de fazer. Confesso: nao queria que meu avo sobrevivesse como um refem.

Agora ele se encontra com Cristo, a quem serviu desde a juventude. Como em toda morte refletimos sobre a finda vida que fez diferença em nos, digo adeus com saudade mas com o coraçao quente de lembranças que me marcaram positivamente e ajudaram a moldar meu carater. Ainda que eu tenha desfrutado pouco, meu avo eh um exemplo que, daqui em diante, serah cada vez mais vivo pra mim. Lembrarei dos seus valores, suas atitudes sabias, suas opinioes. Farei questao de guardar tudo de bom que dele recebi.

Hoje sou o unico da familia que levarei o sobrenome a proxima geraçao, jah que o resto sao netas.

Graças ao meu avo, nunca me senti tao feliz ao ser chamado de Lessa.

Nenhum comentário: