domingo, 9 de fevereiro de 2003

Bons filmes brasileiros...

Ah, como é bom saciar-se com a retomada do cinema brasileiro, que tem produzido uma obra-prima atrás da outra, com criatividade. Ontem fui ver 2 filmes no cinema, os dois nacionais.

Separações, que eu já havia comentado aqui, é sensacional. O roteiro de Domingos de Oliveira (que também dirige e escreve) é algo de outro planeta! Mas isso é só força de expressão mesmo, já que todo o argumento é baseado nas idas e vindas de relacionamentos e nosso cotidiano, e as cenas se passam aqui no Rio, em lugares conhecidos, como o Baixo Gávea, Leblon etc. Não há como não lembrar dos filmes do gênero que Woody Allen faz tão bem. Contudo Separações não é uma cópia barata do judeu novaiorquino. Cada diálogo (e a hilária interpretação de Domingos) fogem por completo dos clichês e da obviedade, fazendo com que a platéia só abra a boca na hora de dar gargalhadas. Cada fala é preciosa, e um filme de 2 horas só de conversas e mais conversas torna-se acessível aos mais variados tipos de público.

Deus é brasileiro também é muito legal, especialmente por um coadjuvante que rouba a cena: Wagner Moura. Ele "engole" as interpretações de Antônio Fagundes (que está legal) e de Paloma Duarte (que está fraquinha) e dá o tom de humor que sustenta o filme do começo ao fim. Lembra muito Matheus Natchergale no "Auto da compadecida". As piadas de duplo sentido envolvendo Deus também são boas, e as paisagens do nosso Brasil coroam mais um "filme de estrada" de Cacá Diegues. Heresias à parte, o fime dá discussão e, claro, divertimento garantido.

Nenhum comentário: