quinta-feira, 20 de maio de 2004

2012: fala sério!

O Rio perdeu as Olimpíadas. Serei o único carioca a dizer: "Bem feito!"? Não, não curto ser "do contra", nem dos "já sabia" - essa galera é irritante! Mas quando que se pôde levar a sério os Jogos Olímpicos acontecerem aqui? Ainda custo a acreditar que ganhamos o Pan...

Se algum leitor injuriado já me enquadrou entre os conservadores com opinião de que "o que é de fora", ou seja, o que é estrangeiro é que presta, que brasileiro é uma raça inferior, desista. O problema é que nós, acostumados a muito confete e serpentina - para alegria de muitos políticos - não conseguimos ser realistas quando necessário.

Os jornais republicaram fatos e fotos que todos os cariocas conhecem na pele: violência, polícia que causa desconfiança, caos no transporte, poluição de todo o tipo... Precisava o Comitê Olímpico Internacional (COI) dar nota baixa nesses quesitos pra cairmos na real?

O pior é que não conta apenas a situação de hoje. Isto é, o Rio não foi digno de confiança no sentido de reverter esses quadros até 2012. Alguma novidade? Você acredita que quem governa o Rio hoje está sinceramente empenhado em reabilitar a cidade a longo prazo, ou seja, para além de seus mandatos? Logo, não penso em outra coisa pra dizer senão "Bem feito!". A incompetência e o descompromisso não podem ser recompensados jamais. Principalmente quando usam como mero pretexto a expectativa dos que torciam pelos Jogos.

E o mais angustiante é perceber que determinadas ações de governo só acontecem quando há uma imposição de força maior. Foi só o Rio ser anunciado como sede do Pan 2007 para que a Prefeitura logo iniciasse/anunciasse obras de saneamento, melhoria dos transportes, da segurança. E agora não dá pra voltar atrás, pois já foi feita a escolha da cidade (ao contrário do longínquo 2012). Quer dizer, atribuições que deveriam ser efetivadas por compromisso politico-eleitoral só o são porque há um evento internacional em jogo e não podemos dar vexame. Só isso já é um vexame. (Ou algum político vai dizer pro COI que não há verbas para atender às necessidades? Deixam essa desculpa para os cariocas otários...)

No fundo, creio que a grande torcida pela Rio 2012 foi essa: seria a única maneira de fazer com que compromissos de campanha virassem realidade. Mas parece que o COI alcançou uma maturidade política realista antes dos cariocas. E sem domicílio eleitoral aqui.

Nenhum comentário: