quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

De Paris a Nova York

Não sei quanto a você, mas me parece emblemática a cessão do terreno da quadra da Unidos da Tijuca, atual campeã do Carnaval carioca,  para a construção de cinco (!) Trump Towers. Um popular reduto do samba vai dar lugar a um complexo corporativo do topetudo milionário. Assim tem caminhado o Rio de Janeiro. Se pelos idos de 1900 o prefeito Pereira Passos botou tudo abaixo pra virarmos Paris, nosso alcaide atual prepara (ou vende?) o terreno pra virarmos Nova York.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A feira é livre!

Como era o mundo antes do surgimento do capitalismo selvagem? Você pode ler nos livros de História, ver documentários do Discovery, conversar com pesquisadores e entendidos do assunto. Mas pra ter uma ideia bem real e nítida de como era viver nesse tempo, não precisa ir muito longe (nem gastar muito): dê um pulo na feira livre mais perto da sua casa.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Geografia


Nasci no Engenho Novo, cresci em São Cristóvão. Trabalhei na Cidade Nova, no Centro, em Botafogo e na Vila da Penha. Estudei em Niterói. Casei e fui morar no Flamengo, depois Tijuca. Visito meus pais no Recreio e em Irajá. Sem contar a rede de conhecidos e amigos que transitavam por outros bairros. Acredito que tudo isso contribuiu para formar minha identidade, e para me dar uma visão da cidade e da população que nela habita de maneira mais abrangente do que a que eu estaria acostumado.

sábado, 11 de agosto de 2012

Sintonia e respeito

É chover no molhado dizer que Avenida Brasil é um sucesso absoluto. Audiência, crítica, repercussão - o país parece girar em torno da novela, como outros folhetins globais já mostraram ser possível. Quem considerava o gênero esgotado (como eu) foi arrastado para o compromisso diário diante da TV, de segunda a sábado. Não tenho a pretensão de explicar o porquê desse sucesso, mas registro neste humilde blog que duas coisas estão presentes no espírito dos realizadores: respeito ao telespectador e sintonia com seu tempo. E isso pode ser uma lição tanto para a TV aberta como para os demais meios de comunicação.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Greve

Sonegar informações, além de ser antiético, é uma covardia. Quem recebe a versão enviesada de um fato, sem ter conhecimento sobre a realidade relatada, fica em desvantagem. Sabe menos (ou pior) do que o emissor da informação. Assim se produz o noticiário sobre as greves no país. Seja de que categoria for, o tom é sempre o mesmo: os veículos de comunicação só reproduzem a parte sobre os transtornos causados pela greve. Se as causas são justas ou se os trabalhadores são vítimas, nada disso aparece para o espectador.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um caminho sem volta

Artur "Tuco" Egg é um publicitário de Santa Catarina, mas antes disso é cristão. E sua busca por viver um cristianismo autêntico está registrada com riqueza literária no blog A Trilha. Mesmo que seja (ou principalmente) deixando a igreja de lado. Um fenômeno, aliás, cada vez mais frequente: o livro Por que você não quer mais ir à igreja? virou best-seller.

O post Um primeiro passo pode ser um cartão de visitas para quem não conhece Tuco. Nesta entrevista ele esclarece seus pontos de vista e responde a algumas dúvidas geradas por provocações de seus escritos. Aliás, seu mais recente livro - Igreja entre aspas - é uma reflexão prática sobre o sentido da fé cuja leitura este blogueiro considera obrigatória para qualquer um, mas principalmente aos cristãos evangélicos membros de denominações tradicionais.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Dói


Deu no Globo de hoje: Eduardo Paes, prefeito do Rio, numa inauguração ao lado de um vereador irmão de miliciano. Na Zona Oeste, esse curral de votos que, para a classe média carioca, não faz parte da cidade. Na mesma hora lembrei do relato do fotógrafo do jornal O Dia torturado por milicianos. Reli. Chorei de novo. E me deu um asco gigante ao ver a autoridade maior da "Cidade Olímpica", por tabela, sendo conivente com o crime em nome de suas ambições políticas.