segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Sistemas

Eles são uma graça.


Não lembro quem disse, mas já ouvi que antigamente a ideia era derrubar o sistema; hoje, fazemos de tudo para que ele não caia. O que me leva a fazer uma análise sistêmica de que há sistemáticas diferentes conforme a situação.

O sistema que entrega seus boletos em casa não falha. Tampouco aquele que corta o serviço se você não pagar. Mas o sistema de religação da luz, do gás ou de qualquer outra coisa, esse não é tão eficaz.

O sistema da catraca do local de trabalho também não falha. E se falhar, não tarda em se recuperar, descontando nossa alegria em folha.

O sistema do banco só falha quando as desculpas do gerente acabam. E volta a funcionar no exato momento em que te oferecem um produto.

O sistema do caixa não funciona quando você está na fila, mas vira seu capitão-do-mato quando é a sua vez de pagar, empacotar as compras, ignorar a bufada da funcionária apressada e da fila que já te devora vivo.

O sistema penal não funciona. Se é com alguém que não conheço, tudo bem que continue assim. Se for com alguém mais próximo, tem que funcionar a meu favor.

Aliás, o que a gente mais quer é que o sistema (qualquer sistema) funcione a nosso favor, mesmo quando a lógica (e a ética) de funcionamento dele seja outra.

Sistematicamente, é isso.

"O sistema é foda". (NASCIMENTO, Capitão)

Nenhum comentário: